sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Esperamos por si...

O meu Belém fez 90 anos no dia 23 de Setembro de 2009. 
Realiza-se no dia 24 de Outubro o jantar de anniversário do clube no casino do Estoril, o preço de cada bilhete é de 35euros por pessoa. 



Finda a época de 1918/1919, Artur José Pereira deixou o Sporting Clube de Portugal, no propósito de fundar um clube com o nome da sua terra: Belém. A ideia alastrou rapidamente e quis o acaso que alguns jogadores, representando então o Benfica, ali moradores, tendo sido castigados se transformassem também em acérrimos defensores da formação da nova colectividade, assente em alicerces de inspiração bairrista profundamente vividos. A existência de vários jogadores belenenses, espalhados por diversos clubes da capital, mais arreigou a certeza de ser fácil concretizar a aspiração.
Numa noite de fins de Agosto de 1919, num banco do jardim da Praça Afonso de Albuquerque, um grupo de amigos onde pontificava Artur José Pereira, o seu irmão Francisco Pereira, Henrique Costa, Carlos Sobral, Joaquim Dias, Júlio Teixeira Gomes, Manuel Veloso e Romualdo Bogalho encetaram as primeiras conversas para a formação do “Belenenses”. Foram consultados Virgílio Paula e Reis Gonçalves, figuras proeminentes da altura, que deram caloroso apoio à iniciativa e, novas reuniões e aderentes depois, a ideia ganha corpo definitivo.

A 23 de Setembro de 1919, sob apadrinhamento de Afonso de Albuquerque, é resolvida em definitivo a fundação de um clube que agrupasse sob uma só bandeira todos os rapazes do bairro de Belém, amantes e praticantes do futebol e de outras modalidades.

O clube nasce, e com ele um campo de jogos situado nos terrenos frente à sua sede, na Rua Vieira Portuense 48-1º, onde se realizam os primeiros treinos e jogos. Este espaço, antigo campo da FNAT, foi apelidado de Campo do Pau do Fio por nele estar colocado um poste de electricidade. O rectângulo desenhado a risco tosco não servia, obviamente, para jogos oficiais, mas era aceitável como lugar dos treinos e de captação de jovens jogadores. As sessões de preparação e as experiências eram, normalmente, presenciadas por pequenas multidões já muito interessadas na evolução do clube da sua terra. A algumas delas, assistiu o então Presidente da República, Dr. Teixeira Gomes.
 Texto retirado do site osbelenenses.com


8 comentários:

Antón Ruanova disse...

Grande blog dunha grande campeà.
Beijos

Anais Moniz disse...

Gracias Antón!!!
Beijinhoooo

Pipa Santos disse...

Anais, hoje sentimos a tua falta :(

Força Campeã!

Bjs

Anónimo disse...

Também acho. Fizeste muita, muita falta.

O triatlo precisa de ti.

Força Campeã.

Pedro Pereira-- Ericeira disse...

Anais, infelizmente no nosso país nos momentos dificeis geralmente ninguem nos dá apoio, mas como podes ver aqui no teu blog, todos queremos ver te de volta,rapidamente, ao mundo da competiçao do TRIATLO.
BJs e bons treinos

zé faria disse...

O triatlo precisa de Campeãs do Mundo e da Europa como tu.
Quem te está a prejudicar é que se deve ir embora. Não tu!
Força miuda.

Anais Moniz disse...

Boa noite a todos, obrigada por todas as vossas palavras de incentivo, eu vou continuar no triatlo, com mais objectivos.
Vou ter que trabalhra muito na pré época a parte da corrida, e espero para o ano ter bons resultados a nivel internacional.
Obrigada mais uma vez,
Anais

CFB-TRIATLO disse...

o jantar estava bom.